Project Description

Objetivo/Necessidade

Implantar agroindústrias em assentamentos da reforma agrária que já tenham volume de produção de matéria-prima, visando ampliar a participação de mercado e a geração de emprego e renda aos assentados.

Desafio

Gerenciar uma carteira de investimentos de R$ 120 milhões, oriunda de aportes do BNDES, Incra, Conab, Banco do Brasil e Fundação Banco do Brasil, além de recursos das próprias cooperativas dos assentamentos. O investimento tem por alvo a implementação de 80 agroindústrias nos setores lácteo, frigorífico e de arroz, café, pimenta e hortaliças.

RESULTADO

O projeto teve início em 2014 e a Apel auxiliou na modelagem do programa (estruturação dos editais de chamadas de projetos), no modelo de qualificação de projetos e análise de viabilidade, bem como na capacitação de cooperativas e na gestão do investimento. Ao final de 2015, 32 projetos já haviam tido sua análise de viabilidade concluída e, em 2016, 10 projetos já haviam sido aprovados e 4 estavam em implementação. Estima-se o término deste ciclo de investimentos em 2018.