Um projeto que integra os pilares mais importantes das ações sócio-ambientais se desenvolve ao longo de anos e apresenta características únicas de acordo com a etapa em que se encontra.
A Apel pode ser integrada em diversos momentos de cada projeto, mas tem contribuição singular quando pode, desde as fases iniciais, ter contato com as vivências de cada rotina, suas especificidades e necessidades.
MODELAGEM
No estabelecimento dos critérios e seleção para escolha do projeto mais adequado.
QUALIFICAÇÃO
Consultoria e/para elaboração de pareceres necessários a qualificação da empresa como apta a assumir o projeto.
FORMALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO
A Apel desenvolve e capacita os beneficiários, de maneira totalmente customizada, após análise de necessidades de cada comunidade.
ACOMPANHAMENTO
Parte de extrema importância para a implementação de todo o projeto é o periódica acompanhamento e inspeção de seus desenvolvimento.
AVALIAÇÃO
Após a finalização da operação continuada a Apel se encarrega de avaliar e fornecer a análise sobre a efetividade do investimento realizado.
O CONTEXTO DOS INVESTIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS
Investimentos compulsórios
Licenciamento: um dos movimentos que têm crescido nos últimos anos são as contrapartidas e compensações em processos de licenciamento de empreendimentos. Grandes obras no setor de infraestrutura, como estradas, portos, geração de energia e outros, por provocarem impactos considerados críticos nas áreas de influência, são obrigados a incorporar ao projeto central uma parcela de investimentos destinados a compensar impactos (compensação) ou a ampliar benefícios (contrapartidas).
Financiamentos: obtidos junto a entidades do sistema financeiro público ou privado, ampliam suas exigências relativamente à mitigação de impactos socioambientais, determinando que parcelas do financiamento sejam alocadas na redução dos impactos potenciais identificados.
Investimentos voluntários
As empresas que historicamente realizavam ações de filantropia, com o tempo, evoluíram suas políticas, buscando estruturar programas de investimento em temas que mantêm sinergia com seus negócios. O objetivo deste direcionamento tem por objetivo a ampliação de possibilidades de agregação de valor à sociedade e, igualmente, à empresa. Com isso, amplia-se a complexidade de estruturação de programas, vinculando seus objetivos às competências intrínsecas do negócio. Criam-se institutos e fundações empresariais visando estruturar uma plataforma de captação de recursos na cadeia do negócio e junto a apoiadores externos.